Lá vem o bloco dos caloteiros, uma galera que não tem preguiça de mentir e enganar, para enriquecer ou apenas se divertir. Olha só a história de uma galera que gosta de uma traquinagem.
"A Terra é redonda véi! Te Juro!" |
Embarcando na fama de Galileu.
O filósofo francês Voltaire (1694-1778) e o escritor italiano Giuseppe Baretti (1719-1789), aproveitaram-se da fama de Galileu Galilei (1564-1642), para criar uma mentira que perdura até hoje – que Galileu sofreu na prisão pelas mãos da Inquisição, depois de mostrar que não é o Sol que gira em torno da Terra, mas sim o contrário. Isso é uma baita lenda. Galileu foi tratado muito bem, ao ser chamado por Roma para prestar esclarecimentos sobre sua doutrina, nas duas vezes que esteve lá, em 1615 e 1633. O Papa Urbano 8, recomendou que ele fosse tratado com respeito, aliás, o Papa era seu padrinho. Voltaire e Baretti, nada mais queriam do que usar o prestígio do cientista para combater o papado em nome do ideal iluminista. Vê se pode.
Sigmund Freud sempre se “Fróidia” (fraca essa)
O tio Sigmund (1856-1939) está sendo bastante contestado nos últimos tempos, pois suas “curas” estão cheias de inconsistências. Ele se gabava da cura de Sergei Pankeev, um russo que sofria de depressão, um dos supostos exemplos mais espetaculares de cura psicanalítica. Depois de receber alta de Freud, Pankeev, continuou meio pancada, e foi internado diversas vezes em hospitais psiquiátricos. Nos anos 70, pouco antes de falecer, disse a um jornalista: “Eu estou hoje no mesmo estado de quando me tratava com Freud”. O pai da psicanálise se queixou diversas vezes por carta ao amigo Wilhelm Fliess de que seus tratamentos mais pareciam uma sucessão de fracassos.
Quer comprar a Torre Eifel? Tô vendendo
Ficaria ótimo lá no meu quintal... |
Tem malandro de todo tipo. Até meio malucos. Victor Lustig (1890-1947) posou de funcionário do governo francês e, num encontro secreto com seis negociantes de sucata, no Hotel de Crillon, em Paris, quis vender a Torre Eifel, que naquele tempo não era o lucrativo ímã de turistas de hoje.
Victor Lustig |
É, você leu certo ali em cima, ele quis vender a torre para o ferro-velho. Lustig era um falsário, nascido em Hostinné, no antigo Império Austro-Húngaro (hoje, República tcheca). O malandro chegou a levar os interessados até a torre, de limusine. Viu quem era o que tinha mais cara de bocó e pediu propina, para o Mané pensar que seria favorecido na suposta transação. E pasme, ele acreditooouu.
O tanso mandou uma mala cheia de dinheiro para Lustig, que passou a mão nela e pegou o primeiro trem para a Áustria. O Mané nem denunciou a trapaça, tamanha era a vergonha.
Lustig achou fácil e tentou passar o mesmo golpe um tempo depois, foi descoberto, mas conseguiu fugir. Foi preso em 1935, nos EUA e 12 anos depois morreu de pneumonia num hospital para prisioneiros.
É a velha história, malandro é malandro, Mané é Mané.
Amina. Exemplo do que um blogueiro não deve fazer
Seu Two-Face! |
Lésbica, muçulmana, sírio-americana, Amina Arraf, 35 anos de idade, hit da internet. Gostava de falar sobre sua fé no islã, criticava o ditador Bashar al-Assad e mostrava o apoio de sua família. Até que... uma prima de Amina postou no blog que ela havia sido seqüestrada ao sair para uma manifestação. Pra quê! Amina recebeu 6 mil e-mails e tinha até uma página no Facebook exigindo sua libertação. A tentativa de sumir com Amina, que pra começar nunca existiu, dando um sumiço nela, não funcionou e Tom MacMaster, americano, casado, 40 anos, revelou a farsa publicamente. FIADAPÚ!
Vipzera na faixa
Preso por estelionato, Marcelo Nascimento da Rocha fingiu ser filho do dono da companhia área Gol, durante um Carnaval fora de época no recife, em 2001. Foi entrevistado pelo Amaury Jr., namorou umas beldades, aprontou a béssa. Wagner Moura o interpreta no filme VIPs.
E pra terminar, Milli Vanilli canta muito?
A dupla franco-alemã Milli Vanilli, surgiu em 1988, e agitavam as pistas de dance music. Agitaram tanto que levaram o Grammy de revelação em 1990. O rappar Charles Shaw, declarou antes mesmo da dupla receber o prêmio, que os vocais do disco da dupla, eram dele próprio e de outros cantores. Quando Frank Farian confirmou a farsa, a desgraça se abateu sobre eles, que tiveram o prêmio revogado, mandando o Milli Vanilli pras cucuia.
Hahahahahaha isso merece um post, só deles.