Além de ser sucesso de bilheterias no mundo todo, rendendo o Oscar de Melhor Direção e Melhor Filme para o cineasta e ator Mel Gibson, o longa-metragem Coração Valente (Braveheart, 1995), ajudou a popularizar a figura de William Wallace e seu movimento pela independência escocesa.
Imagine a história de Davi e Golias, os pequenos contra os maiores e mais fortes. Sendo que Davi, era o povo escocês que lutava por sua independência e Golias era a Inglaterra, muito superior em termos numéricos e de equipamentos. Porém, foram humilhantemente derrotados, primeiro na batalha de Stirling Bridge (1297), onde os escoceses eram liderados pelos heróis William Wallace e Andrew Murray e na batalha de Bannockburn (1314), onde as forças do rei escocês Robert Bruce, derrotaram o exército de Eduardo II, soberano inglês.
Entre estas duas batalhas, em 1298, a batalha de Falkirk, mostra o embate estratégico de dois grandes mestres da guerra. O brilhantismo tático de Wallace contra a obstinação e a capacidade de improvisar de Eduardo I.
De filho de arrendatário de terras, a Guardião da Escócia, Wallace tornou-se uma figura heróica para seu povo. Mas nada se comparava à força da figura de Eduardo, o rei que havia lutado na Nona Cruzada, conquistado o País de Gales e que tinha uma ótima reputação na Europa. Isso fez com que em 1298, Eduardo conseguisse mobilizar uma força impressionante. 26 mil homens a pé e 2 mil homens a cavalo. Além do apoio da nobreza, coisa que Wallace não possuía, pois suas origens plebéias, sua rápida ascensão política e seu desafio a ordem social da época, criava certa desconfiança dos aristocratas escoceses.
Mesmo com tanta desigualdade, Wallace quase venceu em Falkirk sem dar um único golpe. Usava a seguinte estratégiaRecuava continuamente e destruía tudo que pudesse ser útil pelo caminho, Wallace e seus homens deixaram exaustos os seus oponentes. . Nenhum exército do mundo seria capaz de enfrentar um inimigo que não conseguisse encontrar. Eduardo para acalmar seus homens oferecia vinho, principalmente para os galeses que estavam quase se rebelando, isso só piorava a situação.
Eduardo I |
Até William ser traído pelos também escoceses, Patrick de Dunbar e Gilbert de Angus, que entregaram a posição de Wallace. Eduardo imediatamente marchou ao encontro do inimigo em Falkirk. Chegando lá, Wallace usou mais uma de suas estratégias e colocou sua infantaria em “schiltroms”, ombro a ombro, com lanças inclinadas para frente em uma longa fileira.
Eduardo preferiu não atacar, porém os condes de Norfolk, Hereford e Lincoln, fartos da aparente incompetência do rei, atacaram o inimigo. Foi então que descobriram que os escoceses estavam posicionados diante de um pântano. Isso forçou a cavalaria a parar, se desorganizando totalmente.
Neste momento, os arqueiros de Wallace deveriam entrar em ação, mas não conseguiram. E logo em seguida, quando as tropas de Eduardo avançaram novamente, os cavaleiros escoceses covardemente debandaram. Era da cavalaria que Wallace dependia para dar conta dos arqueiros de Eduardo. Isso fez com que sua estratégia fosse para o beléléu.
Os homens de Wallace resistiram muito ainda, mas foram dizimados pelos arqueiros do exército inglês. Wallace conseguiu fugir, até ser capturado e executado em 1305. Eduardo venceu a batalha, mas seu exército ficou totalmente desfalcado. O rei morreu em 1307, sem conseguir dominar a Escócia.
Walace foi capturado e executado em 1305 |
Se a Escócia estivesse unida e os nobres apoiassem Wallace, os ingleses teriam sido derrotados. Na sequência final do filme Coração Valente, que mostra o início do confronto em Bannockburn, em 1314, sugere que a independência escocesa foi obtida no campo de batalha. Na verdade, ela foi conquistada por meio de um acordo de paz, o Tratado de Northampton, assinado somente em 1328, por Robert Bruce e Eduardo III.
A formação “schiltroms” |
Robert Bruce usou as estratégias de Wallace, na batalha de Bannockburn com mais eficiência do que seria possível ao falecido herói. Com a história de William aprendemos que se unidos, a vitória vem com mais facilidade, os direitos da sociedade são conquistados. Isso deveria ser usado hoje, principalmente no nosso país, onde a desunião reina, todos olham somente para o próprio umbigo, deixando os poderosos mandarem e desmandarem, fazendo o que bem entendem.
Devemos, como William, lutar por uma sociedade justa e pela nossa LIBERDADE!
A Cena!
"Basta Dizer, Misericórdia."
"Misericórdia" "Misericórdia" "Misericórdia"
"O Prisioneiro quer dizer uma palavra"
"LIBERDAAAAAAAAAAAAADEEEEEEEEE"
Ah vai dizer, é de arrepiar! William Wallace, é um verdadeiro herói Tem Preguiça Não!!