A nova onda dos camelôs da China é vender chaveiros com peixinhos ou tartarugas vivas, dentro de um minúsculo plástico com água colorida, e a tartaruga ainda é brasileira. O chaveiro-aquário é vendido legalmente na China em estações de trem, mas entidades de proteção animal já avisaram que querem acabar com a prática que consideram uma crueldade contra o animais.
A denúncia foi do jornal Global Times, que afirmou que em cinco minutos, o repórter viu a venda de 10 chaveiros. Os ambulantes dizem que o chaveiro traz boa sorte e que a água é enriquecida, para fazer com que os animais consigam sobreviver por alguns meses, ou seja, não dá pra alimentar os animais, e nem entra oxigênio no saquinho. Depois de um tempo vira um chaveiro-caixão e uma carcaça.
Na China, existe apenas uma lei de proteção aos animais selvagens de médio e grande porte, se o animal não é selvagem, danô-se!
Enquanto ONGs e militantes tentam fazer com que legisladores salvem esses animais, resta aos babacas dos "consumidores" parar de comprar o chaveiro vivo, iso faria com que o mercado morresse.
![]() |
O comércio é realizado em metrôs, e os ambulantes dizem que o chaveiro traz boa sorte. Não para os animais! |