quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arte Contemporânea - Stencil Art: Mensagens nas Ruas

Para quem curtiu a postagem sobre o Banksy, vai curtir muito essa aqui, que fala exclusivamente do estêncil, expicando o quê é, e como se faz.

Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato.
Estêncil é também uma forma muito popular de grafite. De aplicação rápida e simples, seu uso reduz o risco implícito na execução de inscrições em locais não permitidos.

Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

História...
A origem do estêncil se encontra na China, juntamente com a invenção do papel, no século 105 d.C. Antes disso a técnica utilizava-se de elementos naturais, como folhas e rochas, para fazer as máscaras das partes que não se podia colorir com os pigmentos.
Com o uso do papel se começou a entalhar a forma, o desenho, a escrita e tudo o mais que se quizesse reproduzir fielmente.

 Se pode dizer que o estêncil foi a primeira forma de gravura.
Nos anos 600, na China, começaram a fazer desenhos mais complexos e aplicar a técnica para a decoração de tecido, embora com o uso de poucas cores. Foi porém no Japão que a técnica do estêncil sobre o tecido se aperfeiçoou com a introdução de uma primeira máscara lavável e, consequentemente, reutilizável. O papel recebia, antes de ser entalhada com o motivo desejado, um tratamento especial com suco de caqui. Isso o deixava impermeável.

O estêncil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Se trata de uma técnica simples que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, começou a ser utilizado em intervenções urbanas como forma de propaganda de guerra e também como forma de impressao nos uniformes e material de guerra.
Hoje assistimos a um novo movimento artístico chamado Stencil Art, urbano, feito na rua e para a rua, os suportes são as paredes das cidades do mundo. Os artistas poucas vezes identificados, utilizam este meio como forma de expressão.

Algumas dicas para você fazer estêncil:

Desenhe o motivo em papel encerado forte, cartão ou acetato e recorte-o com um estilete, de preferência de ponta móvel. Não se esqueça de fazer as “pontes” tiras que separam as formas e unem as áreas recortadas às bordas do estêncil. As pontes devem ter pelo menos 3 mm de largura para não se romperem facilmente. Quando fizer o recorte, rode o estêncil à medida que for cortando para que a lâmina se mova sempre na sua direção.Apare os cantos e corrija as bordas com uma tesoura. Remende as pontes rasgadas com durex transparente. aparando o excesso de forma que não ultrapasse o contorno do estêncil.
Fixe o estêncil sobre a área a ser decorada e aplique a tinta, trabalhando com o pincel das extremidades para o centro ou com o spray em movimentos circulares nos dois sentidos; se pretende repetir o motivo, deixe secar a tinta e limpe a parte de trás do estêncil antes de tornar a utiliza-la.




Criando o efeito estêncil no Photoshop:

O preto é cortado depois com o estilete



Aqui mais um vídeo sobre como fazer o efeito no Photoshop, porém em inglês:

Aqui, para o molde vazado foi usado uma radiografia velha






Depois do papel, para o molde vazado.




Depois do molde vazado para as ruas:
















Stencil City - Fernando Moraes


"Jesus Salva"
Categories: , ,