sábado, 16 de abril de 2011

Vila Nova Alvorada - Divinéia Origens

O bairro Vila Nova Alvorada, conhecido como Divinéia, é um dos maiores bairros de Imbituba, e tem uma rica história. Com a chegada da ICC - Indústria Carboquímica Catarinense (veja mais no POST  "Imbituba e a "Maldição da Fumaça Vermelha"), o bairro da Praia teve que ceder seu espaço para a indústria que iria se instalar no município.
Para isso, os moradores foram realocados para um local não muito longe, para um morro. Diz a lenda que o nome Divinéia vem de uma novela que passava na época, que tinha uma favelinha com o mesmo nome. O mesmo caso que aconteceu com a Portelinha.

Na foto abaixo, está o local que foi preparado para os moradores da Praia irem para a Vila Nova Alvorada. Essas casinhas brancas, eram os banheiros que foram construídos nos terrenos. Na minha casa, ele ainda existe. E na foto também mostra algumas casas, que já haviam sido transferidas para o novo local. Não reconheço quem está na foto, quem souber, favor dizer.



E aqui, a Escola Estadual Engº Álvaro Catão, que hoje fica na Divinéia. Sua antiga estrutura ainda existe no bairro Vila Alvorada (Aguada). Ao fundo se vê o Porto, e na beira da praia estão as antigas casas do bairro da Praia.