O título do filme manda muito. Em Super 8, o título faz muito sentido. Tudo gira em torno da câmerazinha 8mm, é demorado pra entender o que estou falando durante o filme, mas vou tentar explicar.
O filme conta a história de seis amigos, que estão fazendo um filme com uma câmera Super 8. Charles (Riley Griffiths) é o diretor de seu filme sobre zumbis e Joe Lamb, o protagonista do filme (Joel Courtney) faz a maquiagem dos personagens. Alice Dainard (Elle Fanning, irmã da Dakota Fanning), é convidada por Charles para participar do filme. Garota essa que Joe é apaixonado, e já dá pra notar a química entre os dois desde o começo.
Por trás de toda essa trama tem uma relação de pai e filho conturbada, decorrente da morte da mãe em um acidente no trabalho, que envolve o pai de Alice. Mistérios a la Lost, que vão se revelando no decorrer da trama. Mas são muito bem explicados.
Charles quer “valor de produção”, fala isso diversas vezes durantes as filmagens de seu filme, por isso leva a turma pra gravar uma cena na estação de trem, para gravar bem na hora que o trem estiver passando. Cara, cinema sem grana é complicado, tem que inventar de tudo pra fazer um filme maneiro.
The Case: Gravação do filme de Charles. Fique durante os créditos, boa surpresa. |
É aí que o teu queixo começa a cair no filme. Acontece um acidente de trem inacreditável, uma cena estilo Guerra dos Mundos, voa vagão pra tudo que é lado. Eles são os únicos que testemunharam o acidente, e a câmera, a Super 8, grava todo o acidente...eeee mais uma coisa!
Começa então uma série de eventos estranhos na cidade, e eles se vêem no meio de uma conspiração militar, muito, mas muito tensa, que tem a ver com o conteúdo que o trem estava transportando, humm, é aí que tá.
Os adultos ficam em segundo plano nesse filme |
Como eu disse, tudo gira em volta da Super 8, tanto dentro do filme, como fora. Esse modelo de câmera representou uma grande democratização do cinema em meados do século XX. Spielberg, o produtor do filme, teve seu primeiro contato com J.J.Abrams, escritor e diretor de Super 8, quando este e o amigo Matt Reeves ganharam um artigo no Los Angeles Times quando inscreveram alguns filmes sobre perseguições, monstros e etc... que tinham feito quando crianças em um festival super 8.
Um assistente de Spielberg entrou em contato com os dois para saber se eles gostariam de trabalhar na restauração dos filmes de Spielberg feito com a câmerazinha (poxa, tenho que chamar assim, super 8 pra cá, super 8 pra lá, nem eu sei mais se é a câmera ou o filme). “Pensamos imediatamente em nossa história mútua em filmagens de 8mm. Vimos que seria legal criar algo sobre jovens vivendo a aventura de fazer um filme”, conta Spielberg.
É aqui que você vê o que falei sobre o título ter tudo a ver com o filme.
J.J. Abrams e o Mestre Steven Spielberg |
Existem muitas referências a filmes de Spielberg em Super 8. E.T. O Extraterrestre, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, está tudo lá nas entrelinhas. O brilhantismo do filme a meu ver, são os pequenos detalhes, as pequenas coisas que moldavam o suspense, que prendem a atenção. Exemplo: um movimento perfeito de uma placa, escondendo o tchãn do filme, é demais. E a trilha sonora do Michael Giacchino, o mesmo de LOST, e que ganhou o Oscar ano passado por Up, é de arrepiar.
Ryan Lee é o zumbi aí. Esse cara é demais. |
Os atores juvenis que participaram desse filme merecem um destaque especial. Ryan Lee como Cary, o meu personagem preferido do filme, é um garoto fascinado por fogos de artifício e explosões, engraçado e é quem intepreta o zumbi no filme de Charles, The Case. Gabriel Basso como Martin, o mocinho do filme (The Case) e medroso, dá vontade de espancar esse guri a cada vez que ele fala. Zach Mills como Preston, que faz o coadjuvante/figurante/apoio da mesma produção, ou seja, Severino.
Filme imperdível para quem adora cinema, para quem adora suspense, para quem adora Spielberg, pra quem quer ver um bom filme. Na verdade um ótimo filme, feito por baitas profissionais, além do mestre, Spielberg, nos presentear ainda hoje com seu grande talento.
Trailer Legendado:
Ah! Essa aqui é a Super 8, a câmerazinha.