Ela contem ácido graxo ômega-3, tanto quanto o salmão. O ômega-3, ácido graxo tem muitas vantagens para a saúde, é típico de peixes de águas geladas e profundas, fazendo com que precisem de gordura para não congelar nas águas gélidas. Por migrar sempre, a sardinha armazena grande quantidade de gordura, como reserva energética.
A gordura da sardinha, é boa para males como do coração, intestino e nas articulações. Sem falar que entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Para se ter uma ideia, a sardinha tem mais ômega-3 que o atum e o bonito.
Enfim, a sardinha é fonte de proteínas de excelente qualidade, mantém os músculos em dia, o fósforo, mineral que participa da mineralzação dos ossos.
Fresca é muito melhor mas a versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. porém em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate.A que vem em óleos é fonte de ômega-6, gordura típica do ocidente, que em excesso provoca inflamações.
Além de ômega-3 a sardinha também tem:
Calorias 164
Fósforo 578 mg
Zinco 1,8 mg
Ferro 1,3 mg
Cálcio 438 mg
(em 100 gramas, que equivalem a três unidades)
Em nosso mar, a espécie encontrada é a Sardinella brasiliensis, mede em média 17 centímetros, algumas atingem 27 centímetros.
Ranking de ômega-3
Em nossa região existem muitas sardinhas, principamente na Lagoa de Ibiraquera.