terça-feira, 1 de março de 2011

Sardinha, Saúde vinda do Mar

Abrigando o famoso ômega-3 que ajuda na prevenção de diversos males, pequenas, saborosas e populares. A sardinha é fonte de saúde, e um verdadeiro tesouro em nossos mares, conheça um pouco mais dela aqui.


Nadando em grandes cardumes pelos mares da Sardenha, ilha localizada no Mediterrâneo, de onde vem o seu nome Sardinha, elas navegam quilômetros até disseminar populações de sua espécie por todos os oceanos. Depois de tanto viajar, acabou chegando ao Brasil, onde acabou virando uma iguaria nacional. Por ser tão comum e barata, muita gente nãoa acredita que a sardinha tem uma riqueza inestimável.

Ela contem ácido graxo ômega-3, tanto quanto o salmão. O ômega-3, ácido graxo tem muitas vantagens para a saúde, é típico de peixes de águas geladas e profundas, fazendo com que precisem de gordura para não congelar nas águas gélidas. Por migrar sempre, a sardinha armazena grande quantidade de gordura, como reserva energética.

A gordura da sardinha, é boa para males como do coração, intestino e nas articulações. Sem falar que entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Para se ter uma ideia, a sardinha tem mais ômega-3 que o atum e o bonito.

Enfim, a sardinha é fonte de proteínas de excelente qualidade, mantém os músculos em dia, o fósforo, mineral que participa da mineralzação dos ossos.

Fresca é muito melhor mas a versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. porém em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate.A que vem em óleos é fonte de ômega-6, gordura típica do ocidente, que em excesso provoca inflamações.

Além de ômega-3 a sardinha também tem:

Calorias 164

Fósforo 578 mg

Zinco 1,8 mg

Ferro 1,3 mg

Cálcio 438 mg

(em 100 gramas, que equivalem a três unidades)

Em nosso mar, a espécie encontrada é a Sardinella brasiliensis, mede em média 17 centímetros, algumas atingem 27 centímetros.

Ranking de ômega-3

Em nossa região existem muitas sardinhas, principamente na Lagoa de Ibiraquera.

Categories: