Gosta de filme de guerra americano? Gosta de filmes de ação, com muita violência, sangue, e bombas e aquilo tudo? Eu também. Mas não esqueça o fator humano. Na vida real as guerras são muito diferentes, a dor real é devastadora fisicamente e mentalmente. Por isso, não seja iludido por todas estas produções milionárias e procure conhecer o que realmente aconteceu nas guerras que são retratadas nos filmes.
Trouxe hoje uma história que não pode deixar de ser contada. Uma história da Segunda Guerra Mundial, que todos conhecem, mas não sabem realmente como foi. É a história da bomba de Hiroshima, narrada nas páginas do manga e do filme: Gen – Pés Descalços, de Keiji Nakazawa, um dos sobreviventes do ataque.
É um trabalho autobiográfico do autor, que mostra a dura vida do garoto Gen, alterego de Kenji, desde os dias que precederam a destruição, o ataque, e a sobrevivência dele.Depois da rendição do Japão, a família se reestruturou e Keiji Nakazawa tornou-se desenhista. No começo, dedicou-se a histórias suaves de ficção científica e beisebol. Mas em outubro de 1966, a morte da mãe o impulsionou a escrever sobre sua tragédia pessoal. Conforme o próprio autor, geralmente os ossos resistem à cremação, mas o césio radioativo tinha devorado o esqueleto de sua mãe, que foi reduzido a cinzas. “A bomba atômica tinha tirado tudo de mim, até mesmo os ossos de minha querida mãe”, desabafa o autor.
Depois da cremação de sua mãe, o artista decidiu escrever sobre a bomba e todo o sofrimento da população civil que sobreviveu à tragédia. Reuniu suas memórias, dados históricos e relatos de outros sobreviventes para construir um retrato único da tragédia de Hiroshima. A repercussão foi tanta que a história foi republicada em quatro volumes, que venderam mais de cinco milhões de exemplares só no Japão, conquistando leitores jovens e adultos. Sucesso de público e crítica, Hadashi no Gen foi transformado em desenho animado, três filmes e até mesmo uma ópera.
Keiji Nakazawa tinha apenas seis anos em 6 de agosto de 1945, quando o avião norte-americano B-29, apelidado de Enola Gay, lançou a bomba atômica sobre Hiroshima. O menino sofreu apenas queimaduras leves, pois estava de pé à sombra de uma parede de concreto do lado de fora de sua escola, recebendo o calor da explosão apenas na parte de trás da cabeça e do pescoço. Estava a apenas uma milha do local da detonação, local onde poucos sobreviveram. Parte de sua família não teve a mesma sorte. O pai, um irmão e uma irmã de Nakazawa morreram no desabamento de sua casa. Sua mãe, grávida de nove meses, pendurava roupas na varanda e acabou sendo protegida da onda de calor pelo telhado e lançada para fora da casa com a força da explosão. Escapou com poucos ferimentos e deu a luz a uma menina na rua, poucos dias depois. De sua família escaparam apenas os três e mais dois irmãos, um que estava na guerra e outro que estava no campo.
A descrição dos acontecimentos, o estado das pessoas, onde algumas ficaram como zumbis após a explosão, deformadas, zanzando pela cidade destruída. É um relato assustador, onde realmente parece coisa de cinema, e não se imagina que um ser é capaz de provocar em outro tanto sofrimento.
A história é comovente, com um humor contrastado com a seriedade dos temas abordados. Tudo comove, de tal forma que é impossível não pensar como agiríamos se acontecesse algo semelhante, principalmente por sabermos que tudo ocorreu de verdade!
Todos devem ter conhecimento do que aconteceu em Hiroshima, e levar à sério aquela música brega de Natal da Simone, pois ela tem razão. Se pensarmos em todo o sofrimento causado, olharíamos o mundo, e principalmente nossas vidas de outra forma. Portanto, informe-se, saiba do que estou falando, pra você também entender o que sinto. E se tiver a oportunidade leia e assista essa obra-prima dos quadrinhos: Gen – Pés Descalços, e depois me conte seus problemas...
O mangá tem 4 volumes, lançados no Brasil pela Conrad Editora:
Volume 01 - A História de Hiroshima
Volume 02 - O Dia Seguinte
Volume 03 - A Vida Após A Bomba
Volume 04 - O Recomeço
A Madhouse lançou dois filmes no formato de anime baseados no mangá que foram:
Hadashi no Gen (Barefoot Gen) em 1983 com 85 minutos de duração
E Hadashi no Gen 2 (Barefoot Gen 2) em 1986 com 96 minutos de duração
Keiji Nakazawa
Nasceu em: Hiroshima, Japão
Data de Nascimento: 14 de março de 1939
Idade: 71 anos
Nacionalidade: Japonês
Profissão: Mangáka, Autor
Keiji Nakazawa foi um dos sobreviventes da bomba de Hiroshima em 1945. Com seis anos de idade viu sua família, exceto sua mãe, morrerem e ele não pode fazer nada. Sua obra mais famosa foi Gen Pé Descalços (Hadashi no Gen) e que já foi falado, conta a história da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Keiji conta no mangá o que ele viu e sentiu, onde com isso ele revive sua história assim por dizer, onde o protagonista Gen é o seu alter-ego. Keiji Nakazawa é pacifista e pretende continuar com a pressão para a eliminação de armas nucleares através de Artbooks.
Teve rumores que Keiji Nakazawa faria uma continuação de Gen Pés Descalços, mas ele teve catarata no olho direito e assim teve que passar por uma operação e a retina do olho esquerdo está muito danificada, assim, Keiji decidiu interromper seu trabalho e pediu desculpas aos leitores que esperaram 20 anos pela continuação