quinta-feira, 2 de junho de 2011

Esta é realmente uma Excelente Aventura

Saudade dos tempos dos filmes inocentes para jovens, como por exemplo: AS EXCELENTES AVENTURAS DE BILL E TED, meu filme preferido, não por ser bom, que não é, nem com uns efeitos muito massa, porque não tem, mas porque esse filme eu posso assistir mil vezes... e continuar assistindo, além de passar uma mensagem despretensiosa de que devemos viver a vida como ela é, e curtir cada momento.

O roteiro de Bill & Ted foi vendido como uma mistura de "De Volta Para o Futuro", baseado no seu tema de viagem no tempo e de "O Gordo e o Magro", por causa de seus heróis doces e a comédia física. O filme tornou-se um sucesso fenomenal, dando origem a uma sequência, uma série de TV, uma série de desenhos animados (nos quais Keanu e Alex Winter fizeram as vozes originais), uma série de gibis, brinquedos e games. Keanu citou em algumas entrevistas como era estranho ser ver como um brinquedo ou virando marca de cereal.

A idéia saiu da imaginação fértil de dois amigos, Ed Solomon e Chris Matheson, enquanto estudavam na Universidade da Califórnia em 1983. Eles venderam o roteiro para a Warner Brothers, que vendeu para a companhia de Dino DeLaurentis, DEG. Stephen Herek foi contratado como diretor e junto com os roteiristas mudaram a idéia original do filme de viagem no tempo em uma Van Chevy de 1969 (muito parecida com a de "De Volta Para o Futuro") para uma cabine telefônica, e não tinham a mínima idéia de estarem fazendo alguma referência a Dr. Who.


Herek viu o filme como uma real comédia, tentou minimizar os elementos de fantasia do roteiro, e dessa forma Napoleão virou " aquele cara baixinho" e Joana D'Arc virou a "esposa de Noé". Centenas de atores fizeram testes para os papéis. Keanu fez 7 testes antes que ele e Alex Winter fossem escolhidos entre os 16 finalistas.

A produção começou em março de 1987 e durou 10 semanas. Foi filmado perto de Phoenix, Arizona, e em uma escola perto de Los Angeles. As últimas duas semanas foram filmadas em castelos e locações na Itália. Foi a segunda vez que Keanu foi à Europa para filmar (a primeira foi em ' Babes in Toyland'). Keanu havia planejado ficar na Europa após o fim da produção mas foi chamado de volta a Los Angeles para refilmar algumas cenas de " The Night Before". O filme custou $ 10 milhões de dólares para ser feito e deveria ser lançado no outono de 1987. Então o impensável aconteceu: o estúdio DEG foi à falência. O diretor levou pelo menos dois anos para conseguir um acordo entre a Orion (pelos direitos no cinema) e a Nelson Entertainment (pelos direitos em vídeo) para conseguir a estréia do filme em 22 de fevereiro de 1989. Foi lançado sem nenhum alarde, mal foi criticado, já que nenhum jornalista estava interessado e, bem devagar, no boca-a-boca, o filme tornou-se um blockbuster para a época fazendo $ 45 milhões de dólares somente nos EUA. Os poucos críticos que viram acharam o filme horrível. O Village Voice disse que era uma cópia fajuta de ' De Volta para o Futuro'. O NY Times disse que era ' singularmente terrível', e a People Magazine disse que que era um ' tributo à ignorância e à imbecilidade' . Atribuíam a Bill e Ted as características de 'burros e imbecis fracassados'. O que faltou aos jornalistas notarem é que o filme nunca trata Bill e Ted como fracassados. De fato, eles viriam a ser idolatrados como deuses no futuro justamente por causa da forma simples e descomplicada como víam a vida, pela filosofia honesta de ' seja excelente um com o outro' ou pelo que Keanu se referia como 'amizade, honestidade e pureza'.


A mensagem oculta no filme de que coisas boas acontecem com pessoas boas fez dele uma divertida experiência. A rejeição ao materialismo e simplicidade foi totalmente aceita pela audiência mais jovem e o filme foi um sucesso avassalador.

Keanu tornou-se uma sensação entre os jovens e o sonho de toda adolescente da noite para o dia. Ele começou a receber ofertas de filmes que lembravam a audiência de seu carismático Ted ( como o Tod em "Parenthood" e Marlon em "I Love You to Death.") . Keanu agia de forma meio inarticulada nas entrevistas e sua busca por privacidade o fazia responder às questões sobre o filme de uma forma bem parecida com a do personagem. E os adolescentes dos anos 80 se identificaram com a fase de Keanu, que tentava encontrar a si mesmo como ator.

Para interpretar Ted, Keanu estudou desenhos animados e chamou Ted de "clown work." Ele via Ted como uma criança, um sonhador ingênuo. Ele se lembra de que interpretá-lo foi difícil por que ele necessitava de muita energia e ele sentía-se exaurido ao final de um dia. Ele e Alex também passavam muito tempo juntos, passeando e conversando como no filme, o que contribuiu para que a química entre os dois fosse perfeita.

Ted tornou-se uma benção e um peso na carreira de Keanu. Todos amavam o personagem e identificavam Ted no jeito despachado de Keanu. Ele passou a ser confundido com o personagem e até hoje há críticos que vêem Ted em cada uma de suas performances. Chegou a tal ponto que uma vez Keanu disse que tinha pesadelos de que colocariam " Ele interpretou Ted" em uma placa sobre seu túmulo.




Ano
1989

Diretor
Stephen Herek

Elenco
Ted "Theodore" Logan . . . Keanu Reeves
Bill S. Preston . . . Alex Winter
Rufus . . . George Carlin
Napoleon . . . Terry Camilleri
Billy the Kid . . . Dan Shor



História

Bill (Winter) e Ted (Reeves) passam muito tempo tocando muito mal suas guitarras ensaiando para sua banda "Os Garanhões Selvagens" (Wyld Stalyns), de forma que estão quase levando bomba em história. Para piorar, o pai de Ted vem ameaçando mandá-lo para a escola militar no Alasca se ele não passar de ano. Para salvá-los aparece Rufus (Carlin) que vem do futuro em uma cabine telefônica e leva os dois para uma viagem no tempo. Felizmente é uma forma de aprender história de um jeito muito mais divertido!




Além do Bill & Ted - Uma excelente aventura, em 1991 foi lançado a continuação Bill & Ted - Dois Loucos no tempo, que é o que tem os robôs, a Dona Morte, uma aventura transcedental.
Alex Winter, o Bill, confirmou à matriz da MTV, que um terceiro filme está nos estágios finais de desenvolvimento, "Finalmente chegamos a uma ideia que achamos ser muito legal," disse Winter, que também revelou que a história está sendo escrita por Chris Matheson e Ed Solomon, roteiristas dos filmes anteriores. Ainda, segundo Winter, o espaço de tempo entre o segundo e Bill & Ted 3 deve corresponder a realidade - ou seja, o novo deve se ambientar mais ou menos 20 anos depois da última aventura.

Keanu Reeves, que interpreta Ted, não está oficialmente ligado ao projeto, mas em entrevista à MTV no Festival de Toronto disse que está aberto à possibilidade de voltar ao personagem.
Resta aguardar, quem sabe...

Para Matar a saudade, a melhor parte do filme, A apresentação do trabalho de história:

Triha Sonora, recomendo:

"I Can't Break Away" - Big Pig
"In Time" - Robbie Rob
"Dancing With A Gypsy" - Tora Tora
"Dangerous" - Shark Island
"No Right To Do Me Wrong" - Range War
"Not So Far Away" - Glen Burtnick
"The Boys And Girls Are Doing It" - Vital Signs
"Party Up" - Rori
"Walk Away" - Bricklin
"Father Time" - Shark Island
"Play With Me" - Extreme
"Bad Guitar" - Stevie Salas
"Two Heads Are Better Than One" - Power Tool


Arte baseada nos filmes, publicadas no The Autumn Society:




























Fonte: BeingKeanu
The Autum Society


Categories: , ,