quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Múmia Imhotep foi o primeiro Arquiteto do Mundo

Eu estava fazendo o trabalho de EAD e descobri uma coisa irada. O Imhotep, a múmia do filme “A Múmia”, existiu de verdade. E ele é considerado o primeiro arquiteto do mundo, pois foi ele quem construiu a primeira pirâmide do Egito. Ele imaginou, projetou e coordenou as obras.




"Oi?"




A Primeira pirâmide do Egito. Pirâmide de Djoser
Em 2700 a.C. O faraó Djoser, da Terceira Dinastia, ordena a construção de seu túmulo, e a tarefa de projetá-lo e construí-lo é entregue ao arquiteto Imhotep. Esse imaginou uma construção em formato de uma grande escadaria, que ajudaria o espírito do faraó a chegar aos céus. Já havia uma necrópole real no local, e a pirâmide foi construída em cima do túmulo do faraó.
Escrituras e estátuas foram encontrados nas proximidades da pirâmide de Djoser, e confirmaram que Imhotep foi vizir do faraó, que é o mais importante ministro do reino. Ele foi considerado também médico e mago, já que naquele tempo as duas coisas se pareciam muito.

Por muito tempo, seu túmulo foi local de peregrinação na antiguidade. Imhotep era considerado filho de Ptah, o deus supremo de Mênfis com uma mulher mortal.




Estátua de Imhotep



Imhotep interpretado por Arnold Vosloo







A relação do Imhotep do filme com o Imhotep real é só o nome e seu cargo, mais nada. Não existe lenda de que ele tenha fugido com a esposa do faraó nem nada disso. Mas tá aí uma coisa que eu não sabia e muito legal também. Pois o cinema usou de dados históricos, para criar a história do fime, aproximando as pessoas para uma cultura tão rica, que é a cultura egípcia. 

Essa parte do filme pode até ser ficção, mas o papo de ele ser um semi-deus ou sei lá o que, pode até ser. Lembram da cena do Retorno da Múmia, que ele faz aquele carão de areia e vai atrás dos mocinhos, pois é. Dá um confere nesse vídeo aqui, de um rosto nas nuvens antes de uma temprestade em Grand Falls, nos EUA e compara. 





É Idêntico!