sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Centrália, a cidade fantasma que inspirou Silent Hill




Progresso na década de 60 / Depois a decadência


Em 20 anos, a população de Centrália, cidade do estado da Pensilvânia, EUA, passou de  1000 pessoas para apenas 10. Todas as casas foram condenadas após um incêndio em uma mina de carvão que propagou-se  a todas as minas de carvão subterrâneas . Hoje Centrália é uma cidade fantasma e foi a inspiração do jogo "Silent Hill".





O calor no solo ainda é muito grande
Incidente na Mina de Carvão

A atividade na mina era a principal fonte de renda da cidade. Até que em algum dia de 1962 um acidente provocou um enorme incêndio. O fogo se espalhou pela mina, que se estendia por quase todo o subsolo da cidade. Isso iberou gases tóxicos por toda a cidade. 
Após uma série de acidentes, a população foi obrigada a abandonar a cidade para evitar doenças respiratórias, já que não tinha forma de conter o incêndio.
O calor gerado pelo incêndio era tanto, que um dono de um posto de gasolina fechou as portas desesperado, após descobrir que a gasolina no tanque subterrâneo chegara a 75 ºC.

Em 1981, um garoto de 12 anos caiu em um buraco que surgiu de repente sob seus pés. Um amigo que estava próximo conseguiu segurá-lo antes que afundasse totalmente no buraco de 450 metros de profundidade. Era possível ver as chamas no fundo. O garoto falou que sentiu como se estivesse caindo no inferno.

Este caso em especial, atraiu a atenção nacional para Centralia. Foi então que o congresso conseguiu mais de 40 milhões em recursos para o combate ao incêndio e restauração da cidade.
Em 2002 o estado da Pensilvânia condenou todos os prédios e casas e o governo abandodou o projeto de controle do incêndio da cidade, pois o custo era muito alto.
O fogo ainda queima o subsolo da cidade até hoje, mais de 40 anos após o início. Segundo especialistas, pode durar mais 500 anos.


Bem-Vindo a Silent Hill

Silent Hill, (Colina Silenciosa) insinua uma cidade muda, sem habitantes. É uma cidade isolada que fica ao lado do Lago Toluca, num estado dos Estados Unidos, que, como em muitas cidades pequenas de histórias de terror e filmes, é permeada por um antigo mal demoníaco e tem criaturas rondando as ruas e os prédios, que só podem ser vistos por pessoas "especiais". Como uma descrição, na capa do próprio disco do jogo, dizia: "Toda cidade tem seus segredos. Alguns são apenas mais nefastos do que outros".




Cinzas são constantes em Silent Hill
A cidade, continuamente, troca entre a nossa realidade e a decadência do "outro mundo", sempre criado pela mente perturbada de um dos personagens do jogo. No primeiro jogo, os protagonistas, que possuem uma ligação preliminar com o local, vão até o que parece ser uma cidade abandonada; no segundo, terceiro e quarto jogos, a cidade atrai pessoas que tem alguma conexão prévia com ela.












Heather é a protagonista do jogo Silent Hill 3