terça-feira, 10 de maio de 2011

Como dar nome a uma banda? - Parte 2

Vamos continuar conhecendo o significado dos nomes de várias bandas do mundo todo. Os nomes estão publicados em ordem alfabéticas: A-B AQUI e C até F agora.


Cabaret Voltaire – Nome de um Café/Espaço Cultural famoso em Zurich.

Calvary – Significa calvário, local perto de Jerusalém onde Cristo foi crucificado.

Carpenters – É o sobrenome dos irmãos Richard Carpenter e Karen Carpenter.


Cafe Tacuba – Essa banda vinda dos subúrbios da Cidade do México e tirou seu nome de um restaurante no centro da capital mexicana, aberto desde o início do Século XX.


Capital Inicial – Antes do Capital existir, seus integrantes tocavam por pura diversão em bandas brasilienses, levando seu som, com influências punk, aos bares e praças da cidade, barbarizando a Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o capital inicial.

Captain Beefheart – Seu nome verdadeiro é Don Van Vliet. O nome Beefheart é uma alusão a seu tio Alan que gostava de apertar a “cabeça” do pênis até ele ficar roxo para em seguida mostrá-lo à então namorada de Vliet exclamando, “Que beleza! Parece um grande beef heart” (coração carnudo).



Cassandra Complex – Referente a mitologia grega. Cassandra tem o dom da profecia e a maldição de ninguém acreditar nela.


CBGB’s – Templo Nova Yorquino para o new wave, punk e thrash. O nome completo do lugar é CBGB and OMFUG, lendo “Country, Bluegrass, Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers”.

Ces Jacuzzi And The Slumlords – Nome de conjunto habitacional em Los Angeles onde seus membros moravam.

Cheap Trick – Nome tirado usando uma tábua Ouija. Essa tábua supostamente faz um elo entre os vivos e os mortos. Muito como o jogo do copo aqui no Brasil.

Cheetah Chrome Motherfuckers – Inspirado em Cheetah Chrome dos Dead Boys.


Chemical Brothers – Originalmente chamado de the Dust Brothers em homenagem aos produtores americanos até estes descobrirem e obrigá-los a mudar de nome. Mudaram para Chemical Brothers fazendo alusão a uma música do repertório, Chemical Beat.



Cherry Poppin Daddies – Originalmente uma banda punk chamada Jazz Greats. Eles tinham uma música chamada “Cherry Poppin Daddy Strut” inspirado em um tema jazz. Enquanto bêbados achavam que a banda não duraria mais do que um show e portanto o nome ficaria bem.

Chicago – O primeiro disco ainda saiu com o nome original da banda, Chicago Transit Authority, porem a prefeitura da cidade de Chicago os processou. Chicago Transit Authority é o nome do departamento de transportes público da cidade.

Chubby Checker – O nome foi escolhido para fazer frente a Fats Domino.

Chumbawamba – Em um sonho, membro da banda queria ir ao banheiro mas nas portas do recinto, ao invés de Homens e Mulheres estava escrito Chumba e Wamba.

Cinderella – Nome escolhido pela falta de conotação heavy metal.

Clash – Tirado de manchete do jornal “A Clash With Police”. Paul Simmon teve a idéia e todos concordaram.



CMX – Significa Cloaca MaXima, sistema principal de esgoto de Roma antiga. A banda é Finlandesa e por vezes associam o nome a CliMaX.


Cock Robin – Do filme da Disney “Who Killed Cock Robin?”

Cocteau Twins – Tirado de uma canção dos Simple Minds sobre gêmeas que falam uma língua que elas próprios criaram.

Collective Soul – Uma frase de “The Fountainhead”, de Ayn Rand.

Commodores – Antiga patente da marinha americana hoje substituído por Commodore Admiral. O nome foi escolhido ao acaso.

Comsat Angels – Significa communications satellite (satélite de comunicação). Nos Estados Unidos, tiveram que usar o nome CS Angels, para evitar complicações legais.

Concrete Blonde – sugestão de Michael Stipe do REM.

Counting Crows – Tirado de um verso premonitório inglês: “…if you hang on to the flimsyness of anything, you might as well be standing there, counting crows…” (Se você se dependurar na flacidez de um objeto, você estaria melhor contando corvos).

Coven – É um congresso de bruxas.


CPM22 – Segundo o guitarrista Luciano Garcia: “CPM22 é a nossa caixa postal. No início, o nome da banda era só CPM. Daí os caras abriram uma caixa postal que, por coincidência, era de número 1022. Quando olharam, caralho, era Caixa Postal Mil e, se você colocar duas vezes o número dois, fica CPM22. O Wally sempre disse que queria que o nome do grupo não fosse algo que já existe. Queria um nome que, quando o pessoal ouvisse, lembrasse só da banda. Aí funcionou, porque CPM22 é bem a cara da gente.”



Crack The Sky – Rachadura No Céu. Durante uma tempestade de chuva, eles repararam uma rachadura no céu.

Cracker – Termo chulo para gente de pele branca.

Cramps – Cãimbras ou cólicas. Segundo Ivy: “É uma reação física involutária. É algo que a sua mente não pode controlar. Na França, o nome significa um distúrbio sexual masculino”.


Cranberries – O nome original era Cranberry Saw Us, mutação de Cranberry Sauce (molho da fruta cranberry). Quando Dolores O’Riordan se juntou ao grupo ela sugeriu encurtar para The Cranberries.

Crash Worship – Frase cunhada por Evil Knievel, famoso por desafiar a morte com sua motocicleta, para definir pessoas que adoram ser desafiadores como ele.

Crass – Significa grosseiro ou de mau gosto. Essa é a opinião que eles tem dos governos e culturas ao redor. A letra A é estilizada como o sinal utilizado para representar anarquia. O nome também é usado como acrônimo para Creative Recordings And Sound Services.

Cream – O nome foi sugerido por Eric Clapton que costumava afirmar sobre a banda: “we are the cream” (nós somos a nata).

Creed – O nome da família em Pet Sematary de Stephen King.


Creedence Clearwater Revival – Segundo o baterista Doug Clifford: “Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de “credence” (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. “Clearwater” veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de “rumos abertos”. “Revival” era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer”.

Cult – O nome veio de uma manchete que Ian Astbury leu num jornal. Inicialmente se chamavam Southern Death Cult, depois Death Cult e finalmente apenas The Cult.

Cure – Originalmente, The Easy Cure (A Cura Fácil).

Current 93 – Um termo muito usado por Alester Crowley. Para saber mais sobre este homem, favor verificar reportagem sobre ocultismo no rock.

D.I. – “Damned Immature”.

D.R.I. – “Dirty Rotten Imbeciles” (Imbecis Sujos e Trapaceiros).

Dada – Nome de um movimento artístico.

Damned – O nome original da banda era The Doomed, nome inspirado no cantor Dave Vanian, um coveiro que também fazia performances vestido de vampiro.

Danzig – O nome da banda veio do sobrenome do vocalista, Glenn Danzig.

Dash Rip Rock – Essa banda de Louisiana tirou seu nome de um personagem eventual do programa de TV “The Beverly Hillbillies”.

Dave Matthews Band – Eram “Dave Matthews and his band” enquanto não achavam um nome melhor. Uma noite alguém anunciou erroneamente The Dave Matthews Band e foram deixando. Depois com a popularidade, ficou difícil mudar.

David Bowie – Bowie é um tipo de canivete. Seu nome verdadeiro é David Jones. Ele mudou o nome em 1966 para não ser confundido com Davy Jones dos Monkees.


Day-Glo Abortions – Eles eram chamados de Sick Fucks até descobrirem outra banda com o mesmo nome. Seu empresário lhes deu um engradado de tinta spray da marca “Day-Glo” para promoverem o próximo show. Decidiram então se chamarem de Day-Glo mais a palavra mais utilizada no jornal na manhã seguinte. Dia seguinte o jornal apresentava uma gigantesca história sobre um proeminente médico pego operando abortos.

Dead Can Dance – Inpirado no conceito de se fazer “animado do inanimado”, assim como fazendo música viva da madeira morta dos instrumentos.


Dead Kennedys – Kennedys mortos era uma alusão aos assassinatos do presidente John Fitzgerald Kennedy e seu irmão senador Robert Fitzgerald Kennedy. Uma citação famosa de East Bay Ray (guitarrista) sobre este assunto: “Um Show dos Dead Kennedys no dia 22 de novembro, aniversário da morte de John Kennedy, não seria de mau gosto? Claro! Mas os assassinatos também não são de mau gosto?”


Death In June – Refere-se a quando Hitler mandou matar Ernest Roehm. Roehm era um dos seus apoiadores mais antigo, porem Hitler irritara-se com sua homossexualidade.

Deep Blue Something – O nome original era Leper Messiah, porém atraiam um publico heavy metal. Então pensaram em mudar para algo profundamente azul e nunca decidiram o que seria.

Deep Purple – A avó do Ritchie Blackmore gostava da música “Deep Purple” de Bing Crosby.

Def Leppard – Inspirado em um desenho que Joe Elliot fez de um leopardo sem ouvidos. Um leopardo surdo.

Deicide – Latim para deicida (o que ou quem mata deus).

Depeche Mode
Depeche Mode – Segundo o vocalista David Gahan: “Nós estávamos com alguns shows programados para o verão de 1980 mas não tínhamos um nome ainda. Eu estava cursando faculdade de moda e sempre vasculhava as revistas especializadas em busca de um nome. Uma dessa revistas era uma publicação francesa chamada ‘Dépechê Mode’ que significava ‘moda rápida’, e quando eu mostrei a revista pros outros integrantes, eles toparam na hora.” (Colaborou: Anamaria de Oliveira Fernandes)



Detonautas – Segundo a versão oficial retirada do site da banda: “O nome Detonautas surgiu da junção de detonadores com internautas, afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o Roque Clube um tempo depois, utilizando o “qu” na palavra Roque para representar a nacionalidade do grupo e o Clube para todos que quiserem fazer parte do nosso grupo sejam bem vindos.”



Devo – Remete a “de-evolution” (anti-evolução).

Die Kreuzen – Corruptela do alemão “Die Kreuze”, significando “As Cruzes”.

Die Toten Hosen – Alemão para “Calças Mortas” gíria para um preguiçoso ou ruim de cama.

Dimmu Borgir – A banda é de black metal norueguês, porém o nome está em islandês e quer dizer “castelo negro”. Existe também uma montanha na Islândia com este nome.

Dinosaur Jr. – Eles se chamaram de Dinosaur até descobrir que Robert Hunter, letrista do Grateful Dead já tinha uma banda com esse nome.

Dion And The Belmonts – Belmont é o nome de uma rua no Bronx de onde o pessoal veio.


Dire Straits – A tradução literal é “terrível restrição”, uma alusão à sua situação financeira antes do primeiro contrato. O termo “Dire Strait” é uma gíria chula, parte do vocabulário dos ingleses humildes, pobres e sempre desempregados. “I’m dire strait!” quer dizer “estou completamente duro, sem dinheiro e sem possibilidades”.

Dishwalla – Termo na Índia usada para designar pessoas que vendem pratos de satélite no mercado negro.

Djur Djura – Referente ao monte Djurdjura em Argélia, onde o rapaz nasceu.

DMX – DM é “Dark Man”. X é provavelmente uma referencia a Malcom X.

DOA – “Dead On Arrival” (”Morto Ao Chegar”). Banda punk da Califórnia.

Doobie Brothers – Doobie é gíria para baseado (cigarro de maconha). O nome anterior era PUD.

Doors
Doors – Jim Morrison quando cursava a faculdade de cinema da UCLA resolveu fazer um duo musical com Dennis Jakob, que mais tarde trabalharia com Francis Ford Coppola (que por sua vez era colega de turma de Morrison), chamado “The Doors: Open and Closed (As Portas: Abertas e Fechadas)”, inspirado em versos de William Blake. A citação em questão segue assim: “If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it truly is, infinite.”, “There are things that are know and things that are unknow; in between are doors.” (”Se as portas da percepção forem limpas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas”, “Entre as coisas conhecidas e as coisas desconhecidas existem as portas”). Uma possível fonte pode ser também o livro “As Portas da Percepção ou O Céu e o Inferno”, de autoria de Adoulx Huxley (autor do famoso “Admirável Mundo Novo”), onde ele relata suas experiências com a mescalina (tal substância, semelhante ao peiote e ao LSD, produz um efeito alucinógeno tão forte que as reações da pessoa oscilam rapidamente entre paz ou terror espiritual, daí o sub-título “Céu e Inferno). Este livro era muito lido e comentado nos anos 60 e certamente influenciou Morrisson na escolha do nome: The Doors. Mais tarde quando Jim conheceu Ray Manzarek sugeriu o nome The Doors (As Portas).


Doppelganger – Inspirado em um disco do Curve. A palavra em alemão pode ser traduzido como “alter-ego”.

Dorsal Atlântica – Procurando um nome, os integrantes abriram uma enciclopédia e entre outros acharam este. (Colaborou: Claudinei)

Dr. Dre – Inspirado no jogador de basquete Dr. Jay.

Drain STH – A banda se chamava Drain até descobrir outro Drain nos Estados Unidos. STH significa “Stockholm International Airport”.

Dream Syndicate – Homenagem ao grupo avant garde do mesmo nome ao qual pertenciam Lamonte Young e John Cale.

Dream Theater – Originalmente chamados de Majesty, mudaram o nome para o de um teatro na vizinhança em Los Angles.

Duran Duran – Vilão do filme “Barbarella” estrelado por Jane Fonda.

Durutti Column – Brigada da Guerra Civil Espanhola liderados pelo anarquista libertador Buenaventura Durruti.

Eagles

Eagles – Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: “Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte.”



Echo And The Bunnymen – Echo é a marca da bateria eletrônica utilizada nas primeiras demos.

Ed Gein’s Car – Ed Gein foi um serial killer/cannibal que foi pego nos anos 50. Seu carro foi exposto como curiosidade por alguns anos na Feira do Estado de Wisconsin, onde Gein tinha sua fazenda.

Einsturzende Neubauten – Pode ser traduzido como “Prédios Novos Desmoronando”.

Electric Hellfire Club – “Hellfire Clubs” geralmente são clubes sociais decadentes cuja função dos seus membros é de se divertirem e escandalizarem os demais. Existiram vários pela historia afora.

Elton John – Tirado dos músicos Elton Dean and John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.

Elvis Costello – Sua bisavó realmente se chamava Costello e seu pai já usava o nome artístico Day Costello. A família na verdade se chamava MacManus.

Elvis Hitler – Mesmo princípio de Marilyn Manson, ou seja, combinar dois nomes famosos, com reputações distintas, para criar o choque.

Elvéz – Ele se auto intitula o Elvis mexicano. Ele rouba suas músicas, muda as letras para tópicos latinos, se veste como Elvis, etc. Dizem que ele é muito divertido ao vivo.

EMF – Acrônimo para “Epsom Mad Funkers”. O boato de que significaria “Ectasy Mother Fuckers” é incorreto.

Engelbert Humperdinck – Ele tirou seu nome artístico do compositor de “Hansel and Gretel”.


Engenheiros do Hawaii – Tudo começou em 1984 na Faculdade de Arquitetura em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, estilos de vidas, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. “Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e, para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de ‘engenheiros’ e, mais do que isso, ‘engenheiros do hawaii’, que é um paraíso meio kitsch”. Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos entre elas: Cavaleiros do apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs, etc. Disse Humberto: “Sempre me assustou essa coisa heróica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes”.


EPMD – Acrônimo para “Eric and Parish Making Dollars” (Eric e os Criadores de Bonecas da Paroquia).

Epperley – Eles eram The Bugs até terem problemas com direitos autorais. Epperley é o nome da família de um amigo cujo pai é um compositor clássico.

Eppu Normaali – Banda Finlandesa cujo nome é tirado de uma cena do filme Jovem Frankenstein. No filme, Igor rouba um cérebro guardado em um vidro para a criatura de Frankenstein. O rótulo dizia “anormal” embora Igor tenha interpretado como Abbey Normal. “Eppu Normaali” é Abbey Normal em finlandês.

Ernie’s Rubber Duckie – Inspirado no patinho de borracha do Enio, personagem do Vila Sésamo.

Eurythmics – Sistema de instruções musicais criadas em 1890 que dá ênfase a respostas físicas.

Eve 6 – Inspirado em episódio do programa X-Files em que apresentam 10 clones de uma garota chamada Eva. A sexta é uma louca psicopata, daí Eva-6.

Eve’s Plumb – Inspirado em Eve Plumb, atriz que fazia o papel de Jan no seriado dos anos 70, “The Brady Bunch”.

Everclear – Marca de álcool.

Everything But The Girl – Traduz-se como “Tudo Menos A Garota”. Loja de roupa inglesa anuncia que tudo na loja está à venda menos a vendedora.

Exploited – Explorado.

Extreme – Inicialmente chamado de Dream até descobrir outra banda com esse nome. Enquanto imaginavam algo em torno de ex-Dream chegaram a Extreme. Segundo o baterista Paul Geary: “O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências”.

Eyeless In Gaza – Nome de um romance de Aldous Huxley. Também existe a historia de Sansão que foi capturado e cegado em Gaza.

Faith No More – Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando seu crooner era Mike “The Man” Morris. Quando Morris saiu em 1982, evoluíram para Faith No More.

Falco – Homenagem ao saltador de ski da antiga Alemanha-Oriental, Falko Weissflogg.

Fall – “A Queda”, um romance de Albert Camus.

Fanny – Nome simpático para “bunda”. As capas dos seus discos geralmente acentuam esta parte da anatomia feminina.

Fastball – Nome de filme pornô.

Faster Pussycat – Nome de um filme de Russ Meyer, “Faster Pussycat! Kill! Kill!”

Fat Tuesday – Terça-feira gorda, véspera de Quartas de Cinza e último dia de carnaval.

Fields Of The Nephilim – Um inferno mitológico.

Fig Dish – Corruptela da frase alemã “fich dich”, que basicamente quer dizer “vá se foder”.

Fine Young Cannibals – Inspirado no filme “All The Fine Young Cannibals” de 1960, estrelado por Nathalie Wood e Robert Wagner.

Flaming Lips – Bala de peppermint (uma menta ligeiramente apimentada) que vêm em formato de lábios.

Fleetwood Mac – Junção ligeiramente alterada dos nomes de Mick Fleetwood e John McVie, membros originais da banda.

Flipper – Tirado do programa televisivo do mesmo nome, muito popular nos anos sessenta. Flipper é um golfinho.


Foo Fighters – Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO’s (OVNI’s). A palavra Foo é uma corruptela do francês “feu” significando “fogo” ou “fou”, significando “insano”. Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO’s.

Fudge Tunnel – Gíria para o canal anal.

Fugazi – Gíria originada na Segunda Guerra Mundial pelo exercito italiano significando “fodido”. O termo voltou a ser utilizado durante a Guerra do Vietnã pelo exercito americano.

Fugees – Três membros da banda tem pais que imigraram para os Estados Unidos como refugiados (refugees).

Fugs – Tirado do livro “The Naked and the Dead” de Norman Mailer. Quando o livro foi editado nos Estados Unidos, a palavra fuck foi substituído em todo o texto pela palavra fug.

Continua...
Categories: , ,