Eu acho isto impressionante. Macacos que são treinados para ajudar deficientes. Esta matéria da BBC Brasil, mostra um soldado paraplégico, que foi ferido no Iraque, beneficiado pelo grupo que treina micos, para auxiliar em tarefas domésticas.
A organização não-governamental americana Helping Hands se especializou em treinar macacos capuchinhos para realizar atividades como esquentar comida no microondas, manejar controles remotos, acender e apagar luzes, entre outras.
A ONG americana já formou e introduziu 155 micos em casas de pacientes. Formados, eles são capazes até de escolher CDs e colocá-los no aparelho de som.
Um dos beneficiados pelo programa, Ned Sullivan, deve a vida ao seu mico KC. De acordo com a mãe de Sullivan, ele desmaiou algumas vezes, depois de sofrer uma convulsão, e quem a alertou foi o animal.
Os micos nascem em cativeiro no zoológico de Boston, e a ONG que os treina, já não consegue dar conta da procura. Atualmente, a lista de espera por um macaquinho desses é de um ano.
_____________________________________________
Se você gostou deste texto, vale a pena conferir a HQ lançada pela Panini Y: O último homem, não conta a história de macacos capucchinos salvando o mundo, mas o personagem é um treinador destes macacos, e acaba virando o último homem da Terra, após uma praga assolar o planeta, deixando o mundo para as mulheres. Ótima história de Brian k. Vaughn, vale a pena conferir.