segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cafeína em excesso pode matar


Em casos muito raros, overdoses de cafeína já aconteceram. A dose oral estimada para causar a morte, que varia devido a fatores como o peso da pessoa, é de 5 a 10 gramas.
Seria muito difícil, provavelmente impossível, ingerir cafeína suficiente para morrer bebendo o café comum. Segundo estimativas do governo, uma xícara de 225 ml de café moído contém de 60 a 120 miligramas de cafeína. Considerando uma quantidade de cafeína de um lado e uma dose fatal de outro, você teria de beber pelo menos 42 xícaras em uma dada ocasião. Mas a cafeína é encontrada em quantidades maiores nas bebidas energéticas, em medicamentos e preparações de ervas.
Concentrações de cafeína no plasma sanguíneo acima de 15 miligramas por litro de sangue podem causar reações tóxicas, e overdoses de cafeína são uma causa relativamente comum de emergências de envenenamento, com 4.183 casos relatados em 2007 pela Associação Americana de Centros de Controle de Venenos. Entre todos esses casos, houve apenas uma morte. Quando a cafeína chega a matar, as causas relatadas são batimentos cardíacos anormais, convulsões e afogamento no próprio vômito. UEPA!!
Overdose de cafeína ocorre somente após 42 xícaras de café

Chiclete com cafeína intoxica garoto na Itália
Os chicletes continham cafeína equivalente a três xícaras de café

Um adolescente de 13 anos foi diagnosticado com intoxicação por cafeína na Itália depois de consumir dois chicletes cafeinados, segundo um estudo de caso publicado na edição desta sexta-feira da revista científica The Lancet.
Segundo o relato dos médicos, o garoto foi levado pela mãe ao Hospital Monaldi, em Nápoles, depois de ter chegado em casa agitado e agressivo, diferente de seu comportamento normal.
Os exames indicaram que ele apresentava taquicardia (147 batimentos/minuto), estava ofegante e com pressão alta. De acordo com o estudo, o paciente reclamava ainda de dores abdominais, dor ao urinar e ardência nas pernas.
Depois de levar o filho para casa, a mãe encontrou o pacote de chicletes com cafeína na mochila do menino. Ele então admitiu ter ingerido dois dos chicletes no dia anterior.
Os chicletes continham cerca de 160 mg de cafeína e portanto, o adolescente havia ingerido o equivalente a 320 mg - um pouco mais do que a quantia presente em três xícaras de café.
"O paciente provavelmente tinha sensibilidade à cafeína e, ao levar em consideração seu consumo habitual da substância, as 320 mg provaram ser uma quantidade significativa para ele", afirmou o médico Francesco Natale, responsável pelo atendimento do garoto.
Os autores afirmam ainda que a condição física do garoto só foi completamente recuperada cerca de duas semanas depois do consumo dos chicletes. Além disso, o adolescente perdeu três dias de aula por conta da intoxicação.
"O consumo de chiclete estimulante deveria ser considerado em casos de intoxicação por cafeína. O risco de intoxicação é alto em crianças e adolescentes se levarmos em conta a pouca exposição à substância e a venda irrestrita desses estimulantes", concluiu Natale.

E também, Dave Grohl foi hospitalizado por overdose de café
Dave Grohl foi hospitalizado recentemente na sequência de uma overdose de café.
O líder dos Foo Fighters e da banda Them Crooked Vultures, que reúne Josh Homme e John Paul Jones, colocou um vídeo na Internet a explicar o sucedido. No entanto, apenas agora surge a confirmação de que Grohl passou mesmo pelo hospital por causa do excesso de café.
Dave explica que o consumo em demasia aconteceu quando gravava em estúdio durante a noite o álbum dos Vultures e de dia se empenhava em novos trabalhos para os Foo Fighters, acabando por dormir apenas 3 horas por dia.
O vídeo abaixo explica o ocorrido.



Bom, tomem muito cuidado com o café, (eu não cuido, tomo muito mesmo), porque senão pode acontecer de você ficar igual ao velhinho aí no vídeo.

Categories: