quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Senta que lá vem uma História de Imbituba

A Batalha naval de Imbituba


Batalha naval de Imbituba (que na época era parte de Laguna), em quadro da época

Um dos episódios da Revolução Farroupilha, ocorrido no dia 17 de outubro de 1839, passou-se em Imbituba, quando Giusepe Garibaldi, na companhia de Anita e seus soldados, saíram da barra da Laguna a bordo dos barcos “Rio Pardo”, “Caçapava” e “Seival”, de encontro à frota Imperial, que era comandada pelo Capitão Mariath, navegando nas imediações de Garopaba e Imbituba. Os barcos de Garibaldi foram atacados de surpresa, próximo à ponta rochosa de Imbituba, onde hoje se localiza o porto, em razão da forte neblina.
O “Seival” com uma peça avariada, o “Caçapava” muito afastado do “Rio Pardo”, foram problemas enfrentados na ocasião. Ainda assim, Garibaldi conseguiu fugir para a enseada de Imbituba. No dia 4 de novembro, a frota de Mariath se aproximou de Imbituba, tendo seus barcos “Andorinha”, “Bela Americana” e o “Pagônia”, investido contra o barco capitânea de Garibaldi. Como o “Seival” estava avariado, Garibaldi tirou o canhão do navio, armou-a no rochedo (hoje ponta do cais) e começou a atirar contra os navios imperiais. Como resposta, o convés do “Rio Pardo”, onde estavam Garibaldi e Anita, foi varrido pela metrala inimiga. As perdas foram inúmeras.
À noite, Garibaldi conseguiu iludir a vigilância dos barcos imperiais, transpôs sua linha e fugiu para Laguna, onde chegou no clarear do dia. Lá, na barra da Laguna, já se encontrava o “Caçapava”, que após se ter perdido dos demais navios, em razão do intenso nevoeiro, havia voltado.

Garibaldi lutou ao lado dos Riograndenses na Revolução Farroupilha.